Dona de Instagram, WhatsApp e Facebook está trabalhando no Creator AI, que permite criar versões virtuais de figuras públicas.
Recurso começou a ser liberado em texto nos EUA, mas deve ganhar em 2025 uma versão que simula chamadas de vídeo com famosos.
Como são os 'clones' de influenciadores que poderão interagir com fãs A Meta, dona de Instagram, WhatsApp e Facebook, quer aproximar influenciadores de seus seguidores.
Para isso, a empresa está trabalhando em uma forma de criar algo como "clones" de pessoas famosas em suas plataformas.
Batizado de Creator AI, o recurso permitirá gerar versões virtuais de figuras públicas.
A ideia é gerar respostas automatizadas com o estilo do criador de conteúdo para as mensagens enviadas por fãs.
Uma primeira versão, para interações em texto, começou a ser liberada em julho nos Estados Unidos.
Mas um modelo mais avançado, que simula ligações de vídeo com influenciadores, chega no início de 2025 aos EUA (veja vídeo acima).
A novidade da Meta é apresentada para criadores como Meta como uma "extensão do seu perfil do Instagram para se conectar com mais gente na sua audiência".
Em demonstração da Meta, Mark Zuckerberg 'conversou' com versão virtual de influenciador Reprodução/Meta E ela é apenas das novas formas planejadas pela Meta para lidar com o conteúdo de influenciadores.
A empresa também testa uma ferramenta que poderá dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas.
"O Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder", explicou a companhia.
A Meta diz que está fazendo pequenos testes desse tipo de tradução no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês.
"Planejamos expandir isso para mais criadores e idiomas", afirmou.
Como o Creator AI vai funcionar Voltado para influenciadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, plataforma da Meta que também servirá para criar personagens de IA que não são baseados em pessoas reais.
O AI Studio é baseado no Llama, modelo de inteligência artificial que a empresa adotou para o Meta AI, pacote liberado para WhatsApp, Instagram e Messenger – e que foi criticado pelas gafes.
Os personagens criados no AI Studio podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais da Meta, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads.
Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que suas versões em IA devem evitar.
Creator AI, recurso da Meta capaz de criar versões virtuais de influenciadores Divulgação/Meta "Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos capaz de responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories", disse a empresa.
A Meta diz ter políticas para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que as IAs são usadas de forma responsável.
Por exemplo, as respostas geradas por inteligência artificial serão sinalizadas.
No caso do Meta AI, usuários perceberam erros com as mensagens que ele gera no WhatsApp.
A inteligência artificial errou cálculos matemáticos simples e não foi capaz de apresentar pessoas ou memes famosos na internet (veja abaixo). Meta AI no WhatsApp: o que é a nova ferramenta de inteligência artificial e como utilizar