Acervo com mais de 500 carros deve ser aberto ao público a partir do dia 28 de novembro.
Carros históricos estão reunidos em um espaço de mais de 6 mil metros quadrados.
Museu Carde, em Campos do Jordão (SP) Lucas Tavares/g1 No Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, um museu diferenciado conta a história do Brasil de uma forma diferente: através dos carros que marcaram gerações. O Museu Carde (Carro, Arte, Design e Educação) só deve ser aberto oficialmente para o público no dia 28 de novembro.
No entanto, o g1 conheceu de perto o acervo com os mais variados tipos de carro. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Ao todo, são mais de 500 carros especiais em um prédio de 6 mil metros quadrados, no meio de uma floresta de araucárias. Apesar da imensa opção de veículos expostos, alguns chamam a atenção por suas histórias.
Outros deles têm uma relevância por terem sido caracterizados por levar figuras importantes da história, como a Rainha Elizabeth II, o Papa João Paulo II, e ex-presidentes do Brasil, como Juscelino Kubitscheck e Getúlio Vargas. Papa João Paulo II no Brasil Foi a bordo de um Chrysler Imperial L80 que o Papa João Paulo II, durante visita ao Brasil, fez a viagem de Aparecida a São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Papa João Paulo II no Chrysler Imperial, durante visita ao Brasil Divulgação/Diocese de São José dos Campos O carro, quase centenário, foi lançado em 1926 e, segundo o Carde, a estimativa é que apenas 21 modelos do veículo tenham sido fabricados e que, atualmente, somente dois deles ainda existam.
O modelo utilizado por João Paulo II é o que está exposto no museu. Chrysler Imperial L80 utilizado durante a visita do Papa João Paulo II no Brasil Lucas Tavares/g1 Chrysler Imperial L80 utilizado durante a visita do Papa João Paulo II no Brasil Lucas Tavares/g1 Chrysler Imperial L80 utilizado durante a visita do Papa João Paulo II no Brasil Lucas Tavares/g1 Rainha Elizabeth II e ex-presidentes Com motor V12 e 150 cavalos de potência, o Lincoln Model K ‘deu carona’ a ninguém menos que a ex-rainha do Reino Unido, Elizabeth II.
No Carde, o veículo exposto foi fabricado em 1938. Além de Elizabeth II, o Model K também transportou o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, além dos ex-presidentes de Portugal e França, Craveiro Lopes e Charles de Gaulle. Lincoln Model K, utilizado pela Rainha Elizabeth, também está em exposição em museu em Campos do Jordão, SP Lucas Tavares/g1 Lincoln Model K, utilizado pela Rainha Elizabeth, também está em exposição em museu em Campos do Jordão, SP Lucas Tavares/g1 Lincoln Model K, utilizado pela Rainha Elizabeth, também está em exposição em museu em Campos do Jordão, SP Lucas Tavares/g1 Fusca conversível que levou JK Há quase 65 anos, a Volkswagen inaugurou, em 18 de novembro de 1959, a primeira fábrica fora da Alemanha: foi na cidade de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo. Na ocasião, a inauguração oficial contou com a presença ilustre do então presidente da República, Juscelino Kubitscheck. Entre todos os ritos do evento, um dos mais marcantes foi a presença do político em um Fusca conversível.
Na fábrica, Kubitscheck desfilou e acenou para funcionários.
O modelo original, utilizado por JK, é um dos carros expostos no Carde. Fusca conversível utilizado por JK na inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959 Lucas Tavares/g1 Fusca conversível utilizado por JK na inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959 Lucas Tavares/g1 Fusca conversível utilizado por JK na inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959 Lucas Tavares/g1 Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina