Segundo moradores, a chuva forte fez com que muito barro ocupasse espaço na lagoa, dificultando que os peixes pudessem nadar.
A agricultura também foi afetada.
Morador tenta resgatar peixes sobreviventes de lagoa cheia de lama após chuvas em Jundiaí Uma lagoa do Bairro do Porto, em Jundiaí (SP), virou um "lamaçal" após as fortes chuvas que atingiram o interior de São Paulo na última semana.
Alguns moradores se arriscaram no local para tentar salvar os poucos peixes que restaram.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp A lagoa ficou cheia de lama após as chuvas empurrarem montes que terra que estavam em uma construção.
Alguns moradores tentaram regatar peixes sobreviventes com um balde, mas muitos dos animais não sobreviveram (veja vídeo acima).
Em outro vídeo que foi enviado à TV TEM, é possível ver os peixes mortos boiando, além de marrecos tentando nadar na lama (veja fotos abaixo) Diversos peixes não resistiram e acabaram morrendo após lagoa ficar cheia de lama em Jundiaí (SP) Marcelo Rofner/Arquivo pessoal A lagoa, que tinha pelo menos três metros, era usada por agricultores do bairro, conta o morador João Barbosa.
"Há 25 anos que moro aqui, a gente usava pra irrigação, lazer, embelezamento da região e agora está cheio de barro, até para a agricultura tá difícil usar", lamenta. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse, em nota, que um técnico ambiental visitou o local e constatou irregularidades nas obras de movimentação do solo em dois loteamentos. "A companhia irá avaliar as sanções legais cabíveis, incluindo exigências para a limpeza das áreas atingidas e a realização de medidas para evitar novos episódios semelhantes", diz a nota. Alguns peixes que estavam na lagoa cheia de lama foram resgatados por moradores do Bairro do Porto em Jundiaí (SP) Reprodução Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM