Estudantes responderam questões de matemática e ciências da natureza neste domingo (10).
ENEM 2024 - Estudantes esperam abertura dos portões da Unip Swift, em Campinas (SP) Leandro Ferreira/g1 Além das questões de matemática e ciências da natureza, que deixaram alguns estudantes de “cabelo em pé” no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) também enfrentaram o calorão neste domingo (10). 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp 🎓 A movimentação em frente aos maiores locais de prova da região trouxe histórias curiosas, incluindo candidatos em busca de um diploma de graduação que permita a transição de carreira.
Além disso, pelo menos dois estudantes foram eliminados por apresentarem documentos que não foram aceitos pelos fiscais. Veja FOTOS do segundo dia do Enem 2024 em Campinas e Piracicaba Veja, abaixo, os destaques no segundo dia. Jovem faz prova no mesmo dia que marido e sogra ENEM 2024 - Aos 26 anos e com vida estável, jovem faz Enem no mesmo dia que o marido e a sogra em Piracicaba (SP) Rafael Bitencourt/g1 Com uma carreira em contabilidade e finanças, casa própria e casada, Ana Luiza Camargo dos Santos, de 26 anos, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo com dois objetivos: concluir uma graduação e ter a possibilidade de investir no sonho de atuar na área de odontologia. A jovem prestou o exame na Faculdade Anhanguera, em Piracicaba (SP), no mesmo dia que o marido e a sogra.
Com curso técnico em farmácia e a experiência de ter atuado em um hospital em Campinas (SP), Ana Luiza busca o diploma superior a partir do Enem. "O Enem abre portas.
[...] A experiência profissional foi abrindo portas para mim, não foi a faculdade, mas quero ter a graduação, porque isso ninguém tira de você", disse. Sonho de virar nutricionista ENEM 2024 - Daniela Marinho da Cunha, 31, é formada em ciências biológicas e trabalha como copeira Fernando Almeida/g1 Daniela Marinho da Cunha, de 31 anos, é formada em ciências biológicas e trabalha como copeira.
Ela fez a prova em Campinas e contou que quer mudar de profissão e se tornar nutricionista. "A experiência é diferente, né? Porque quando eu estava no ensino médio, eu fiz, o que eu precisava era obrigatório.
A pressão é outra.
Agora, sem pressão, você consegue resolver tudo, mais tranquilo, mais tempo", contou a candidata. Carreira em relações internacionais Larissa Dalpino Mendes, de 19 anos, é soldadora em Piracicaba e fez o Enem para tentar vaga em relações internacionais Rafael Bitencourt/g1 A soldadora Larissa Dalpino Mendes, de 19 anos, prestou o Enem neste domingo na Faculdade Anhanguera, em Piracicaba.
A jovem disse que as provas de matemática e ciências da natureza aplicadas hoje foram difíceis, entretanto, ela acredita ter ido bem. A jovem, que pretende prestar vestibular para relações internacionais ou letras, trabalha atualmente em uma empresa fabricante de maquinário de construção e mineração como soldadora. Apesar de ser uma função que normalmente é executada por homens, Larissa disse que há outras mulheres que a desempenham.
“O ambiente é bem respeitoso”, completou. Estudantes eliminados Dois estudantes foram eliminados do 2º dia do Enem em Campinas por apresentarem documentos que não foram aceitos pelos fiscais. Laura Magalhães Costa Almeida, de 22 anos, e Gabriel Benetassobuani, de 24, apresentaram carteira de trabalho digital e o e-título sem foto. Segundo eles, os fiscais disseram que a carteira de trabalho tinha que ser impressa e o e-título, para ser aceito, precisa de foto. "Prejudica muito o aluno porque não é todo mundo que tem celular para fazer a prova, para mostrar o documento se perder [a versão fisica].
Por exemplo, se a pessoa perder o documento e trouxer o boletim de ocorrência, não pode fazer", criticou Laura, ao g1. 'AUpoio' emocional ENEm 2024 - Maria Clara (filha à esquerda), Alecimara (madrinha ao centro) e Alexsandra (mãe à direita) leva cachorrinha como apoio antes da prova Fernando Almeida/g1 Maria Clara, Alecimara e Alexsandra levaram a cachorrinha Cacau para dar aquele “aupoio” antes da prova.
“Trouxemos para dar um apoio moral e acalmar a ansiedade.
É nosso calmante”.
🐶 Aliás, a vontade de manter a família unida é tanta que a mãe sonha em entrar na faculdade junto com a filha no próximo ano.
“Ano que vem, se Deus quiser, eu vou estar junto com ela.
Eu quero passar pra veterinária e aí ela vai me ajudar, porque ela tá fazendo cursinho [para medicina]”, comentou Alexsandra. Don't worry! ENEM 2024 - Antônio Pedro tem 23 anos, é português e ouve Bob Marley para relaxar antes da prova em Campinas Fernando Almeida/g1 Antônio tem 23 anos e é português.
Filho de pai brasileiro e mãe angolana, veio ao Brasil ainda criança.
Foi um dos primeiros a chegar na Unip Swift, em Campinas, acompanhado de seus fones de ouvido.
Durante os estudos e antes da prova ele escuta Bob Marley para relaxar e superar o nervosismo. "Eu ouço música quase o tempo todo, mas é pra relaxar também, tá ligado? Pra passar o tempo, pra não ficar pensando muito na prova, porque, assim, quando você tá aqui já, não adianta.
Depois você fica muito estressado, chega lá na hora de fazer e acaba errando". VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas