Conheça tipos, benefícios, mitos e verdades que giram em torno do tema.
Curta o lado doce da vida com adoçante, o aliado para não abrir mão daquela sobremesa após o almoço. Divulgação Ao contrário do que alguns pensam e divulgam, o uso de adoçantes é seguro e traz benefícios para a saúde.
Há muito conteúdo sobre o assunto e é natural que o leitor fique na dúvida sobre o que é mito e verdade a respeito do tema.
Assim como o Comitê Misto FAO/OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares (JECFA) ou outros órgãos competentes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova os edulcorantes vendidos no Brasil e ainda estabelece uma recomendação diária para ser consumida de acordo com o peso de cada pessoa.
Portanto, você pode adicionar adoçantes à sua dieta e ainda aproveitar os bons sabores da vida, mas precisa respeitar seu limite de ingestão. Segurança A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta a segurança dos adoçantes, mesmo aqueles não nutritivos – os nutritivos adoçam o alimento e fornecem energia ao organismo, já os não nutritivos destacam-se por sua baixa caloria.
A afirmativa é confirmada pelo JECFA e tantos outros órgãos dos Estados Unidos e da Europa. Segundo a British Nutrition Foundation, a ingestão diária aceitável dos adoçantes deve seguir o peso corporal de um indivíduo.
Essa mesma premissa é seguida pela Anvisa no Brasil. Veja as quantidades máximas recomendadas: • Eritritol: entre 30 e 40 gostas por dia, independentemente do peso corporal*; • Stévia: 4 a 5 mg/kg ou que 234 gotas por dia*; • Sucralose: 15 mg/kg, o que seria o equivalente a 320 gotas ou cerca de 50 copos de bebida light por dia*; • Sacarina: 5 mg ou 2 gotas por peso corpóreo ao dia*; • Aspartame: até 10 gotas/kg de peso corpóreo dos produtos apresentados sob a forma líquida*; • Xilitol: Ainda não há um limite de ingestão diária aceitável, segundo a JECFA. Na prática, uma pessoa de 60 kg pode consumir até 900 mg de sucralose por dia, o mesmo que 19.200 gotas.
Um único sachê desse tipo de adoçante com 600 mg geralmente possui apenas 12 mg de sucralose, quantidade que já adoça bem o café, como duas colheres de chá de açúcar.
Vamos esclarecer as dúvidas mais comuns e falar de mitos e verdades sobre o adoçante? Curta o lado doce da vida com Zero-Cal Zero-Cal entende a importância de escolher os ingredientes certos para manter um estilo de vida saudável, e é por isso que se dedica a oferecer uma linha completa de adoçantes que se encaixam perfeitamente em suas necessidades diárias de sabor, saúde e naturalidade. No clássico cafezinho, caipirinha, cocada, overnight oats ou mais, experimente Zero-Cal em mais receitas deliciosas disponíveis no site da marca.
Fontes: Anvisa Associação Brasileira de Nutrologia Sociedade Brasileira de Diabetes *Zero-Cal JECFA