Monitoramento com Indicadores de Qualidade Assistencial comprova eficácia de procedimentos assertivos adotados pela rede nas internações, incluindo as ações que tornam a experiência hospitalar mais leve Monitorar dados é uma rotina que demonstra efetividade na rede de atendimento da Hapvida NotreDame Intermédica.
Os Indicadores de Qualidade Assistencial avaliam os serviços oferecidos e ajudam a fazer comparativos que confirmam a eficiência do atendimento e dos cuidados aos pacientes.
Uma das áreas monitoradas, por exemplo, é a de internação hospitalar, que acompanha a jornada do cliente, da hospitalização à alta.
Dentre os indicadores que acompanham o paciente internado, pode-se destacar a redução no tempo de internação e na readmissão precoce (até 48h após a alta), comprovando que exames, atendimentos e procedimentos são realizados no tempo correto e as altas são dadas de forma eficiente.
Em setembro, por exemplo, os hospitais da empresa apresentaram uma taxa de reinternação na UTI de apenas 0,87%, enquanto a literatura médica aponta uma incidência de 3%. Como a internação hospitalar é um momento de estresse, o corpo humano pode entender essa situação como uma ameaça, o que pode interferir na recuperação – e quanto maior o tempo de hospitalização, maior o risco de eventos adversos.
Por esse motivo, além de focar em processos e procedimentos que reduzem o período de internação, a Hapvida NotreDame Intermédica desenvolve ações de acolhimento aos pacientes para deixar a experiência no ambiente hospitalar mais leve.
Ações de acolhimento ajudam na reabilitação A maior empresa de saúde e odontologia da América Latina conta com um programa que une diversas ações de acolhimento.
O objetivo é padronizar e nacionalizar o seu jeito único de cuidar nos 87 hospitais, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico laboratorial e por imagem da companhia.
Hoje, são mais de 30 projetos (confira mais detalhes sobre elas no final deste texto) que têm o mesmo objetivo: transformar o período de uma internação hospitalar em uma experiência mais amena.
“Oferecemos conforto emocional aos familiares e pacientes, tornando o ambiente mais agradável, reduzindo o impacto da internação e fortalecendo o acolhimento”, afirma Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica. A médica é uma das responsáveis pela existência do programa "Apaixonados pela Vida", que iniciou de maneira embrionária, em 2017, durante sua residência no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, com a celebração do aniversário dos pacientes e a realização de alguns sonhos.
Já em 2018, deu-se início à abertura de visitas estendidas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto em todos os hospitais das regiões norte e nordeste.
Logo a proposta foi estendida para os cerca de 40 hospitais da rede à época.
“No começo a equipe tinha algumas ressalvas, mas depois entenderam que só ajuda.
Quando a família sente que a pessoa que elas amam está bem cuidada, temos uma melhora significativa na saúde”, relata.
Contabilizando hoje quase 1,5 mil leitos de UTI com visita estendida em toda a rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica, a médica reflete: “Nessas horas, vemos a importância de ter empatia com os pacientes e familiares.
Pra gente, que trabalha com isso, é quase normal, mas pra quem não é da área da saúde e não está acostumado com o ambiente hospitalar, é tudo diferente e cheio de peculiaridades.
Então, cabe a nós, do corpo clínico, explicar, acolher e acalmar”.
Conforto emocional para cuidar com excelência Após um atropelamento, Luís Antônio Oliveira Barros participou de sua formatura em uma maca, com todo suporte da equipe Hapvida NotreDame Intermédica Arquivo Pessoal Dentre as mais de 30 ações do programa “Apaixonados pela Vida” está o projeto “Realizando um Sonho”.
Foi por meio dele que Luís Antônio Oliveira Barros não perdeu a tão esperada formatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A apenas 22 dias da data tão especial, na noite de 1º de setembro deste ano, Luís Antônio foi atropelado.
Além de ter toda a perna esquerda imobilizada por gesso, o jovem ainda foi acometido por uma trombose venosa profunda pouco mais de duas semanas após o acidente e precisou ser internado, em 19 de setembro.
Um dos oradores de sua turma, Luís Antônio estava desolado com a perspectiva de perder a cerimônia de colação de grau.
“Meu sonho estava ameaçado.
No meu primeiro dia de internação, já estava desesperado, sem saber o que fazer.
Chorei bastante”, relata. Internado no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, uma das unidades da Hapvida NotreDame Intermédica, o estudante viu um final feliz para sua história com a ajuda da empresa.
Após contar sobre sua situação para a diretora médica do hospital, Margarida Miranda, em um e-mail, Luís Antônio foi incluído no projeto “Realizando um Sonho”, passou por consultas com médicos angiologistas e cirurgiões vasculares e recebeu a melhor notícia que poderia esperar: iria participar da sua formatura.
Transportado de maca, ele foi levado até o local da solenidade em uma ambulância.
“A Hapvida viabilizou tudo: a ambulância, uma equipe responsável e qualificada para fazer meu transporte e toda a logística dentro do local onde seria a formatura.
Tudo ocorreu da melhor maneira possível, graças ao cuidado da equipe.
Foi mágico! A realização de um sonho mesmo.
Tenho toda a gratidão possível”, emociona-se Luís Antônio.
Outro projeto de acolhimento é o CinePipoca, que promove sessão temática mensal com filmes e lanches elaborados pela equipe de nutrição Hapvida NDI/Divulgação A experiência hospitalar de Luís Antônio e muitos outros pacientes da Hapvida NotreDame Intermédica têm sido suavizada com o programa “Apaixonados pela Vida”.
“Internar é sempre uma experiência desafiadora.
O paciente já está fragilizado, então, procuramos fazer de tudo para que aquela experiência seja a melhor possível.
Acolher é resolver.
Poder praticar esse cuidado com excelência ajuda também na recuperação, porque o paciente sai da internação mais rápido”, declara Franciane. As palavras da médica são confirmadas pela gratidão de Luís Antônio, para quem “nem em um milhão de anos” vai conseguir explicar o que participar da sua formatura significou.
Ainda assim, o agradecimento foi expresso em uma grande faixa estendida por sua família durante a solenidade: “Obrigado às doutoras Margarida e Adriana”. Conheça alguns dos projetos do programa “Apaixonados pela Vida” que já operam de maneira nacionalizada na rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica: REALIZANDO UM SONHO É o projeto que tem como missão realizar um sonho do paciente internado, dentro das autorizações médicas possíveis.
A iniciativa já organizou desde casamentos até ensaios fotográficos e visitas à praia. VISITA ESTENDIDA 24H Consiste em manter as UTIs de portas abertas às visitas, permitindo que familiares e amigos tenham acesso aos pacientes a qualquer hora do dia, sem necessidade de adequar a rotina a um horário estipulado pelo hospital. MOMENTO SONINHO Busca promover conforto, silêncio e tranquilidade com diminuição dos ruídos nas UTIs neonatais.
O projeto, aliado ao efeito terapêutico da musicoterapia, proporciona um ambiente de conciliação do sono para bebês e mães. PRONTUÁRIO AFETIVO O objetivo é fazer com que o paciente seja representado e identificado por aquilo que mais gosta e como se reconhece na sua individualidade, além de ampliar a cultura de respeito e inclusão dentro das unidades. TOQUE DE AMOR Busca melhorar a experiência do paciente durante a internação, por meio da realização de um desejo gastronômico, estimulando a ativação de memórias afetivas e reforçando a relação de acolhimento e confiança com a equipe assistencial.
Com atenção à segurança alimentar, as refeições especiais são preparadas dentro da dieta aprovada por médicos e nutricionistas. PETS NAS UNIDADES A companhia possui dois projetos nessa linha.
O primeiro contempla a visita dos animais de estimação a seus donos dentro das unidades hospitalares, seguindo os protocolos sanitários de segurança.
O segundo, inclui terapia com animais treinados na rotina de tratamento, proporcionando bem-estar por meio do estímulo gerado pelo contato com o pet. HERÓIS DA CIRURGIA Esse projeto incentiva o uso de batas cirúrgicas temáticas de heróis por crianças que vão passar por algum procedimento cirúrgico nas unidades pediátricas. CELEBRE A VIDA Aniversário do paciente internado.
Pode ser sinalizado ao gestor no App Visita de Acolhimento para que haja a comemoração no quarto do paciente.
Entre as vantagens, estão os benefícios ao equilíbrio emocional e psíquico, melhoria do bem-estar afetivo e da saúde. CINEPIPOCA Todos os meses é feita uma sessão de cinema temática, com filme e lanche elaborado pela nutrição, além de pipoca.
A ação é destinada aos pacientes internados em todas as unidades hospitalares, bem como aos seus acompanhantes. VISITA DE ACOLHIMENTO Visita feita por um integrante do tripé de gestão do hospital – diretor médico, diretor administrativo ou gerente de enfermagem – e tem por objetivo fidelizar e promover uma escuta ativa de pacientes e familiares, além de engajar os colaboradores sobre a arte de cuidar.
Ela teve início em 1974, com o Dr.
Cândido Pinheiro, atual presidente do conselho, a família Pinheiro e todo o corpo diretivo da época. AÇÕES COMEMORATIVAS São ações pensadas para as principais datas alusivas do ano, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal etc. ÁRVORE DA VIDA A placenta assemelha-se a uma árvore, não só pelo seu formato, mas pela representatividade da vida.
Assim, no momento da alta hospitalar, as mães ganham uma pintura, uma espécie de carimbo em aquarela da placenta da genitora, feita com tinta sobre papel, para eternizar essa experiência. Acesse www.hapvidandi.com.br para conhecer a estrutura e escolha o plano ideal.