O Centro Brasileiro de Relações Internacionais, ao qual ele se dedicou como presidente por anos, emitiu uma nota de pesar.
José Botafogo Gonçalves Reprodução O diplomata José Botafogo Gonçalves, que foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo e embaixador na Argentina, morreu nesta sexta-feira (8) no Rio de Janeiro.
Aos 89 anos, Botafogo sofreu uma insuficiência respiratória em casa.
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), ao qual ele se dedicou como presidente por anos, emitiu uma nota de pesar e expressou solidariedade com a família, amigos e colegas.
José Botafogo foi também embaixador especial de assuntos do Mercosul.
Anteriormente, foi o secretário executivo da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e o secretário de cooperação econômica e técnica internacional no gabinete do Presidente.
No Ministério de Relações Exteriores, ocupou o cargo de Subsecretário-Geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior, assim como diversos outros. O Itamaraty também lamentou a morte em uma nota. "No exterior, serviu nas Embaixadas do Brasil em Moscou (1962-1964), Roma (1964-1967), Santiago (1967-1969), Paris (1973-1975) e Bonn (1976-1977).
Foi Cônsul-geral em Milão (1991-1995) e Embaixador em Buenos Aires (2002-2004).
Foi também Embaixador Especial para Assuntos do Mercosul", diz o posicionamento. "Era consultor na área econômica e de infraestrutura e Vice-Presidente Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), entidade que presidiu durante vários anos.
Deixa viúva, Susana, os filhos Frederico, Rodrigo e Luciana, e sete netos, além do respeito e da admiração de todos os que tiveram o privilégio de trabalhar com ele", afirma a nota.
"O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, e a Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressam à família e aos muitos amigos e amigas do Embaixador José Botafogo Gonçalves as mais sentidas condolências", encerra.
O velório e cremação acontecem neste domingo (10) no Crematório Memorial do Carmo, na Zona Norte do Rio.