Os locais foram definidos depois do resultado do Levantamento divulgado no dia 10 de outubro; outras ações já estão marcadas.
Agentes do CCZ em ação contra o mosquito Aedes aegypti em Campos Ascom Prefeitura de Campos Os bairros que apresentaram maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti receberam mutirão nesta sexta-feira (25) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Os locais foram definidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) após o resultado do último Levantamento do LIRAa, divulgado no dia 10 de outubro.
Os agentes estiveram no Parque Rosário, Lapa, Parque Oliveira Botelho, Parque Riachuelo, Parque XV de Novembro e Parque São Clemente. No Parque Niterói e São José, por serem áreas grandes, o trabalho conta com duas etapas, sendo um mutirão nesta sexta-feira e outro no dia 1º de novembro. O mesmo ocorre com Campo Limpo e Parque Vicente Gonçalves Dias, que recebem os agentes nos dias 8 e 22 de novembro. Outras áreas que serão trabalhadas no mutirão pós-LIRAa são o Novo Jóquei e o Parque Corrientes no dia 1º de novembro.
Já o Parque Imperial e a Tapera receberão as equipes em 8 de novembro. Dados do mosquito Em janeiro deste ano, o índice de infestação predial para Aedes aegypti foi de 4.9%; em maio, 3.4%; e, em agosto, 1.7%.
O LIRAa, além de apontar o índice de infestação, depósitos predominantes de oviposição, também auxilia nas atividades de controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya no município.