Superlua começa às 18h28 desta sexta-feira (15), e pico da chuva de meteoros Leonídeos deve ocorre nas primeiras horas de domingo (17).
Superlua e chuva de meteoros no Paraná Jocimar Justino/Marlon Tenório/Associação Astronômica de Arcoverde A última superlua de 2024 e o ápice da chuva de meteoros Leonídeos irão iluminar o céu do Paraná neste fim de semana.
Veja abaixo cidades que terão bom tempo para observação. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram O primeiro fenômeno celeste terá melhor visibilidade às 18h28 desta sexta-feira (15), segundo o Observatório Nacional (ON).
Com a aproximação máxima entre a lua e Terra, o satélite natural do planeta parecerá 6,5% maior que e 12,8% mais brilhante que o normal. Já a chuva de meteoros Leonídeos tem pico previsto para as primeiras horas de domingo (17), quando cerca de 10 meteoros poderão ser vistos a cada hora no céu, conforme o ON. Os dois fenômenos poderão ser vistos a olho nu.
Para observação, o recomendado é buscar locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques.
Telescópios e binóculos podem auxiliar na observação, mas não são essenciais. Leia também: Curitiba: Homem é encontrado morto em poço de elevador de shopping Vídeo: Pinscher 'adota' filhote de gato e começa a produzir leite para amamentação, no Paraná Acidente: Motoboy que participou de série documental da Globo São Paulo morre em grave acidente no Paraná Visibilidade do céu nas principais cidades do Paraná Curitiba: Dia pouco nublado, sem chance de chuva na região.
Previstos 19ºC para 18h28, horário em que ocorreu a superlua.
No domingo (17), previsão entre 16ºC e 26ºC, com a mínima prevista para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Nenhuma chance de precipitação de chuva. Ponta Grossa: Dia ensolarado, sem chance de de chuva na região.
Previstos 21ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 17ºC e 27ºC, com a mínima prevista para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Nenhuma chance de precipitação de chuva. Londrina: Dia ensolarado, com 10% de chance de chuva na região.
Previstos 26ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 19ºC e 30ºC, com 21ºC previstos para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Baixa chance de precipitação de chuva. Maringá: Dia com sol entre nuvens, com baixa chance de chuva na região.
Previstos 27ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 22ºC e 32ºC, com 21ºC previstos para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Precipitação de chuva de 10%. Foz do Iguaçu: Dia ensolarado, sem chance de chuva na região.
Previstos 30ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 24ºC e 32ºC, com 25ºC previstos para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Nenhuma precipitação de chuva de 10%. Paranavaí: Dia com sol entre nuvens, com baixa chance de chuva na região.
Previstos 29ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 22ºC e 32ºC, com mínima prevista para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Precipitação de chuva de 10%. Guarapuava: Dia com sol entre nuvens, com baixa chance de chuva na região.
Previstos 22ºC para 18h28, horário em que ocorre a superlua.
No domingo (17), previsão entre 16ºC e 28ºC, com mínima prevista para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Baixa chance de precipitação de chuva. Cascavel: Dia com sol entre nuvens, com baixa chance de precipitação de chuva na região.
Previstos 26ºC para 18h28, horário em que acontece a superlua.
No domingo (17), previsão entre 20ºC e 30ºc, com mínimas previstas para as primeiras horas da madrugada, momento em que ocorre a chuva de meteoros.
Baixa chance de precipitação de chuva. Como garantir um registro da lua? Registrar uma foto da lua com o celular pode ser difícil, uma vez que o satélite natural da Terra aparece como um círculo branco. Apesar de nem todos os celulares conseguirem bons cliques, é possível seguir algumas dicas para conseguir imagens melhores, como: Usar um tripé ou apoio para o aparelho, garantindo estabilidade; Limpando a lente com um pano de microfibra para evitar que ela fique embaçada; Habilitando o modo noturno da câmera; Tocando no ponto da tela em que a Lua aparece para ajustar o foco; Ajustando a luminosidade; Evitando usar todo o zoom do celular para não granular a imagem; Verificando as configurações da câmera do celular para desativar a compressão das fotos quando necessário. VÍDEOS: Mais assistidos no g1 Paraná Leia mais notícias em g1 Paraná.