Jovens atletas recebem bolsas de estudo em cursos de graduação, incentivando o esporte por meio da educação.
Há 4 anos, atletas da Associação Maringaense de Handebol (AMH) conciliam os treinos na modalidade esportiva com aulas de graduação no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá-PR.
Os jovens são bolsistas em diversos cursos da instituição, a partir de uma parceria que incentiva o esporte por meio da educação.
As dez bolsas de estudo disponíveis em cursos do ensino superior são de 100%. O atleta Gustavo Damaceno Giglini, de 21 anos, é um dos bolsistas por meio da parceria.
Ele cursa o último ano de Fisioterapia.
“Fica até difícil descrever o tamanho da importância de receber essa bolsa de estudos, mas tento ser sempre grato a Deus por essa oportunidade incrível.
É uma sensação maravilhosa estar terminando este curso que tanto almejei, além de poder representar a nossa cidade com o handebol.
Agradeço aos nossos patrocinadores que tanto nos apoiam no esporte”, afirmou. “O handebol me possibilitou grandes momentos de felicidade e tristeza, pois existem as vitórias e derrotas, momentos de aflição e nervosismo durante uma partida, são emoções e sentimentos que se refletem fora das quadras e nos ajudam a tomar decisões.
Me possibilitou viagens incríveis e criar amizades que perduram até hoje.
O esporte possibilitou a vida que tenho hoje e me fez ser quem sou”, complementou o atleta. A tradição em unir o ensino com o esporte é comum nos Estados Unidos.
O programa educacional norte-americano denominado “Bolsa Atleta” incentiva a prática esportiva desde a infância.
No entanto, as bolsas são por mérito esportivo e o atleta disputa processo seletivo para concorrer a diferentes descontos nas mensalidades. O reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, sempre diz que mais que formar profissionais, a instituição forma cidadãos e o apoio ao esporte é uma maneira de contribuir com a sociedade.
A instituição apoia atletas não só em Maringá como em algumas cidades com polos de Educação a Distância.
“Promover o esporte universitário não é apenas uma forma de fomentar o esporte, mas também uma maneira de valorizar o esporte como um elemento formador de cidadania e engajamento social.
É um investimento no futuro do esporte e na saúde integral dos estudantes, criando um legado esportivo e social para o País”. Segundo o técnico do time, Marlon Biroto, entre os bolsistas estão jovens que tinham acabado de sair do ensino médio e outros que haviam concluído o terceirão e não tiveram oportunidade de ingressar na faculdade.
“A parceria de formação educacional dos atletas de handebol ajuda no desenvolvimento integral deles em uma instituição de referência, reflete na carreira esportiva e ainda contribui com a inserção no mercado de trabalho”. História A Associação Maringaense de Handebol (AMH) foi fundada em 05 de fevereiro de 1987, com o objetivo de fomentar a modalidade esportiva no município, estado e no país.
Atualmente, na categoria masculina, a entidade é a maior vencedora de títulos dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) e da Liga Paranaense de Handebol (LHPR).
Os treinos das equipes locais acontecem no ginásio Chico Neto todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 19h30.