Diminuição da safra fez com que os preços disparassem.
Baixo rendimento na produção de laranja afeta indústrias de suco no noroeste do Paraná A falta de chuva e o calor intenso contribuíram para uma queda na produção de laranja no noroeste do Paraná, o que impacta na indústria.
O greening, doença que atinge os frutos, também influenciou a cultura negativamente.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram Em 2024, mais de 240 mil pés de laranja resultaram em 220 mil caixas da fruta.
Esse número representa menos da metade da colheita do ano anterior, que alcançou perto de 500 mil caixas.
Dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) apontam uma queda de quase 30% na safra deste ano em comparação com a anterior.
Por conta dessa queda, os preços dispararam.
O produtor agora está recebendo R$ 62 por caixa de 40 quilos, o que significa um aumento de 63% em comparação ao mesmo período do ano passado.
LEIA TAMBÉM: Londrina: Idosa leva mais de 200 picadas de abelha ao ser atacada dentro de casa Entenda: Mudança na lei permite Governo do Paraná repassar R$ 256 milhões extras ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público Gigantomastia: Jovem quer voltar à academia e usar biquíni após se recuperar da cirurgia nas mamas Produção de laranja é afetada por clima no Paraná RPC/Caminhos do Campo Segundo informações do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o contexto internacional também contribuiu para o aumenta dos preços.
Paulo Andrade, engenheiro agrônomo da instituição explica que a indústria, tendo já seus fornecedores estabelecidos, faz com que haja uma concorrência ao mercado de fruta fresca, e o consumidor final acaba tendo esses preços internacionais influenciados no seu bolso também. Vídeos mais assistidos: Veja mais notícias em g1 Paraná.