Cobertura da igreja começou a ser remontada na quinta (7).
Evento, que chega à 120º edição neste ano, terá 11 dias de atividades, entre missas e procissões.
Reitor do santuário de Nossa Senhora da Conceição fala sobre programação da Festa do Morro Três meses após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, voltará a receber a tradicional Festa do Morro, que completa 120 edições em 2024 (veja vídeo acima).
Neste ano, serão 11 dias de atividades, incluindo procissões e missas (confira programação abaixo). ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE As informações sobre o evento foram divulgadas nesta sexta-feira (8), pouco mais de dois meses depois do acidente que deixou dois mortos e 25 feridos (relembre o caso mais abaixo).
Na quinta-feira (7), a cobertura da igreja começou a ser remontada.
Segundo o governo do estado, a primeira etapa da obra fica pronta até 27 de novembro, um dia antes da abertura da festa. Em entrevista coletiva, o reitor do santuário, padre Emerson Borges, disse que a programação deste ano vai homenagear as duas vítimas que morreram após o desabamento, Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição de França Pinto, de 68. "Essa festa ficará marcada no coração de cada pessoa.
Uma festa marcada pela esperança.
A esperança em Deus vai movimentando, trazendo a dinâmica e confortando cada um de nós", declarou o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A edição de 2024 terá como tema "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro".
Esse mote foi escolhido em referência ao Jubileu da Igreja Católica de 2025, que tem como lema "Peregrinos da Esperança". As comemorações começam no dia 28 de novembro e seguem até 8 de dezembro, data que celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição.
Mas, como de costume, haverá uma programação de "pré-festa" com missas, louvores e ciclismo a partir de 17 de novembro. Na abertura da programação, no dia 28, os devotos vão se reunir na tradicional Procissão da Bandeira.
A concentração será no Parque da Macaxeira, às 17h.
Às 18h, os fiéis seguem com a bandeira da festa, que será hasteada em frente ao santuário, às 19h. Na véspera do feriado, em 7 de dezembro, será realizada a procissão com a imagem do Divino Pai Eterno.
O grupo vai sair às 18h do Largo Dom Luiz, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte, até Praça do Morro da Conceição. Já no feriado, que neste cai num domingo, acontece a procissão de encerramento, com saída às 15h, do Cais do Apolo, no Centro da cidade.
Após a caminhada, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, preside a celebração de encerramento da festa, na Praça do Morro da Conceição. Imagem de Nossa Senhora do Conceição, na Zona Norte do Recife Reprodução/TV Globo Programação religiosa Eventos antes da festa 8/11 - 19h30: Santa Missa de envio dos voluntários 17/11 - 7h: Bike Romaria (passeio ciclístico do Parque da Jaqueira até o Morro da Conceição) 21/11 - 19h30: Santa Missa de Ação de Graças aos patrocinadores e amigos da Festa 23/11 - 15h: Vivência Litúrgica da Festa 23/11 - 15h: Festa das Comunidades 24/11 - 7h e 9h: Santa Missa e bênçãos dos motoristas 24/11 - 18h: Santa Missa e louvor da juventude 28 de novembro (abertura) Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura com concentração às 17h, no Parque Urbano da Macaxeira.
A saída está prevista para as 18h, seguindo o percurso: Parque Urbano da Macaxeira; Avenida Norte Miguel Arraes; Largo Dom Luiz; Rua Itacoatiara; Praça do Morro da Conceição. De 29 de novembro a 7 de dezembro Santas Missas: 7h, 9h, 11h, 14h, 16h (Santa Missa Solene) Momento Mariano: 18h Novena Solene: 19h30 1º de dezembro Santas Missas Extras: 8h, 10h, 11h (palco) Dia 5 de dezembro Santa Missa do Exército Brasileiro: 9h 7 de dezembro Santas Missas Extras: 8h, 10h e 15h (palco) e 12h e 18h (Santuário) 8 de dezembro Santa Missa no palco em frente ao Santuário: 0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h Santa Missa dentro do Santuário: 1h / 3h / 5h / 7h / 9h / 11h / 13h / 15h Procissão de encerramento, com concentração às 14h30 no estacionamento da Prefeitura do Recife e saída às 15h, seguindo o percurso: Cais do Apolo / Ponte do Limoeiro/Avenida Norte Miguel Arraes / Estrada do Morro da Conceição / Praça da Conceição. 9 de dezembro Santas missas pós-festa: 10h30, 16h, 19h30 Relembre o acidente O teto do santuário desabou no dia 30 de agosto, por volta das 13h30, enquanto moradores da comunidade aguardavam a entrega de cestas básicas, uma ação regular de doação promovida pela igreja; De acordo com testemunhas, aproximadamente 70 pessoas estavam no interior do santuário no momento do incidente; O acidente resultou na morte de duas pessoas, identificadas como Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição de França Pinto, de 68, e deixou outras 25 feridas; Apenas seis dias antes, a instalação das placas solares no teto do local havia sido concluída no local, conforme divulgado pela paróquia em suas redes sociais; A empresa responsável pela instalação, a SunBrasil, afirmou que possuía todos os laudos necessários para autorizar a obra e disse que está tomando as medidas para esclarecer as causas e circunstâncias do desmoronamento; O Santuário de Nossa Senhora da Conceição é o local de uma das mais importantes celebrações religiosas do catolicismo no estado de Pernambuco; Todos os anos, mais de 1 milhão de devotos sobem as ladeiras e escadarias do bairro em direção à imagem de mais de três metros de altura e quase duas toneladas de Maria; A festividade ganhou o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco em 2022. ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias