Tema é 'O bom Sebastião', reverenciando frevo de Getúlio Cavalcanti.
Figurino do Calunga é confeccionado pelos carnavalescos Cid Cavalcanti e Josué, dos blocos Bonde e Cordas e Retalhos.
Homem da Meia-Noite homenageia Getúlio Cavalcanti e blocos líricos no carnaval de 2025 No carnaval de 2025 de Olinda, o Homem da Meia-Noite vai reverenciar os blocos líricos em seu desfile no Sítio Histórico de Olinda, com o tema "O Bom Sebastião", em referência ao frevo de Getúlio Cavalcanti, um dos homenageados.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7), em uma coletiva de imprensa no Paço do Frevo, no Centro do Recife(veja vídeo acima) . ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Com mais de 60 anos de carreira, Getúlio é autor de mais de 150 composições, como "O último regresso".
Além dele, cinco agremiações também serão homenageadas durante o desfile: Coral Edgar Moraes: fundado em 1987 pelas filhas e netas do compositor Edgar Moraes, conhecido por composições de frevos famosos como "Saudade de Raul Moraes"; Bloco da Saudade: um dos mais tradicionais blocos líricos do Recife, desfilou pela primeira vez nas ruas em 1974; Bloco das Flores: centenário, é considerado um dos primeiros blocos líricos do estado e estará pela primeira vez no desfile do Homem da Meia-Noite; Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José: criado em 1932, é o mais antigo bloco carnavalesco misto em atividade ininterrupta do Recife; Bloco Flor da Lira: com sede em Olinda, desde os anos 1970 o bloco desfila pelas ruas da cidade todos os anos. Neste ano, que celebra 93 anos do Homem da Meia-Noite, a roupa do Calunga será produzida por dois carnavalescos: Cid Cavalcanti e Josué, que representam, respectivamente, os blocos Bonde e Cordas e Retalhos.
A entrega da roupa acontecerá em 2 de fevereiro, partindo do Catamarã, no Centro do Recife, em uma travessia pelo Rio Capibaribe até chegar no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.
Nesta quinta-feira, a gravata que será utilizada pelo calunga foi apresentada (veja imagem mais abaixo). Para 2025, também haverá uma prévia do desfile para as crianças, o Calunguinha na Folia.
Com frevo e brincadeiras, a programação acontece em 8 de fevereiro, na Cidade Alta, em Olinda.
Getúlio Cavalcanti contou que, para ele, é uma grande alegria ser um dos homenageados pelo bloco.
"Você não tem ideia da alegria e da honra de participar de uma festa dessa natureza, desse porte onde nós temos aqui tudo que é de bonito no carnaval de Pernambuco.
Os nossos blocos, o Homem da Meia-Noite, que é uma referência mundial, e o pessoal cantando uma música minha, que fiz há 49 anos.
Você não imagina o quanto é importante isso para um modesto compositor como eu sempre fui", disse. Presidente do clube, Luiz Adolpho contou que o tema da festa homenageia parte da história do carnaval pernambucano. "Retrata um carnaval de saudade, de lembranças, de boas recordações, mas acima de tudo um carnaval da vida, mostra a todos que o nosso carnaval, o carnaval pernambucano, sempre será o melhor carnaval.
E o Homem [da Meia-Noite], ele traz a referência dos blocos líricos, do lirismo, da poesia, do encanto", afirmou. Gravata do Homem da Meia-Noite para o desfile de 2025 Ciro Guimarães/Divulgação VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias