O encontro que será realizado em Belém de 17 a 21 de março de 2025, promove o intercâmbio e o interesse dos jovens nas questões ambientais.
Jamile Rebelo, aluna do ensino médio da Escola Madre Imaculada será a embaixadora de Santarém na CYN Reprodução / Redes sociais Saiu a lista dos 144 estudantes que representarão seus municípios como embaixadores na "Conferência Internacional Infantojuvenil sobre a Educação no Contexto das Mudanças do Clima", que será realizada de 17 a 21 de março de 2025, em Belém.
A embaixadora de Santarém será a estudante Jamile dos Santos Rebelo, aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Madre Imaculada.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp Também foi divulgada a lista dos 128 estudantes dos projetos ambientais com 64 professores orientadores para a CYN, com o tema "Reflorestando Mentes". Os concorrentes submeteram seus projetos inovadores para a conferência infantojuvenil.
Os projetos precisavam conectar realidades locais às questões globais de mudança do clima.
Ao todo, 671 projetos foram analisados pelas Diretorias Regionais de Ensino, e desse total 64 foram selecionados, sendo dois estudantes por projeto, onde foi garantindo o processo democrático e inclusivo de participação.
De Santarém, o projeto aprovado para a Conferência é das estudantes Gabrielle Naiane Ferreira Corrêa e Keise Quemille Pedroso Pereira, alunas da Escola Estadual Rural.
O projeto foi orientado pela professora Ilana Maria Melo de Souza. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi mantida a diversidade com a seleção de 12 projetos de diferentes povos indígenas e comunidades quilombolas da Amazônia paraense, que podem contribuir na manutenção climática.
Dos 12, seis projetos foram realizados com estudantes indígenas e os outros seis por estudantes quilombolas. Para quem vai representar Santarém, como embaixadora, o clima é de expectativa para a troca de conhecimento e aprendizado.
"Como candidata à embaixadora da Escola Madre Imaculada quero representar a comunidade santarena levando voz para a Conferência nternacional Infantojuvenil sobre a Educação no Contexto das Mudanças do Clima e mostrar que os jovens estão sim conscientes sobre o que está acontecendo com o meio ambiente e com o mundo, e também incentivar outros jovens a preservar o seu futuro e o futuro das gerações que vêm depois de nós", disse Jamile Rebelo. Veja a lista dos 16 embaixadores da região oeste do Pará Alenquer – Marcos Vinicius Rodrigues Ribeiro – 1º ano Almeirim – Nicole Dorathe Machado Marques – 2º ano Aveiro – Nicolle Kim Paes Barreto – 2º ano Belterra – Clara Sophia Dias Batista – 2º ano Curuá – Rafael Freitas Rabelo – 2º ano Faro – Henderson Dolzane de Melo – 1º ano Juruti – Vinicius Gabriel Rosário Assunção – 2º ano Mojuí dos Campos – Guilherme Ponte Silva – 2º ano Monte Alegre – Luane Katrine Pereira Rebelo – 2º ano Óbidos – Daniel Carlos Barauna da Silva – 2º ano Oriximiná – Yan Victor Guerreiro Lopes – 1º ano Placas – Gustavo Henrique Sousa Matuchaki – 2º ano Prainha – Alan Cesar Silva da Costa – 2º ano Rurópolis – Hannah Ferreira da Silva Almeida – 1º ano Santarém – Jamile dos Santos Rebelo – 2º ano Terra Santa - Kamilly Geovana Silva Berge Sampaio – 2º ano Intercâmbio A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima - CYC é uma iniciativa que promove o intercâmbio e o interesse dos jovens nas questões ambientais.
Os projetos e ações dialogadas, no âmbito da sustentabilidade e clima, durante a CYC serão levados para a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.
Esdudantes que submetaram projetos receberam orientação de professores na elaboração das propostas Marcelo Lelis / Agência Pará A expectativa é de que mais de 2000 participantes e cerca de 200 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) estejam na capital paraense para a CYC para contribuir no cenário internacional dos debates do clima. "Esse momento que a gente finaliza agora, da divulgação dos resultados, é uma etapa de reconhecimento do próximo trabalho sendo desenvolvido nas escolas, alinhados a temática ambiental como um ponto central das discussões e principalmente trazendo soluções para os seus problemas dentro do seu contexto, dentro do seu território.
Os projetos selecionados para etapa internacional da CYC trazem contextos e realidade diferentes de todas as regiões do Estado", explicou o professor Mauro Tavares, coordenador pedagógico da Educação Ambiental na Seduc. Próximas etapas As etapas nacional e internacional serão realizadas por "Manifestação de Interesse".
No Brasil os 26 estados mais o Distrito Federal serão convidados via Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e os estados vão indicar seus representantes.
Para a participação de estudantes de outros países o convite será por meio do Ministério das Relações Exteriores.
A partir da manifestação de interesse do país é feito o envio de documentos e encerra com a confirmação da participação do estudante estrangeiro.
*Com informações da Seduc-PA VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região