Sudeste e faixa central do país devem ter tempo instável, com muita chuva nos próximos dias.
Previsão é de um feriado de sol nos estados do Nordeste e do Sul.
Boa parte do país deve ter tempo instável nesse feriado. Lucas Amorelli/NSC O primeiro feriado emendado em pouco mais de cinco meses deve ser de tempo instável em boa parte do país, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Uma frente fria que se formou no Sul na segunda-feira (11) deve criar um corredor de umidade desde a Amazônia, trazendo instabilidade para uma extensa faixa na região central. "Na sexta-feira, essa frente fria já vai estar se desconfigurando, mas ela vai canalizar a umidade da Amazônia, passando por todo o centro do país", explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo. Corredor de umidade deve se formar na parte central do país neste feriado. Inmet ⛈️Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as seguintes regiões devem ter chuva forte nos próximos dias: Espírito Santo; centro-norte de Minas Gerais; Goiás; Distrito Federal; nordeste do Mato Grosso; leste do Amazonas; sul de Roraima; sul do Pará; Tocantins; sul do Piauí sul do Maranhão; e leste de Salvador. 🟠Nesses locais, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h.
As chuvas previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, que qualifica as chuvas como de "perigo".
(saiba mais abaixo) Luengo também pontua que a formação desse corredor de umidade é relativamente típica para o mês de novembro, época em que costuma haver a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). ▶️ A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste.
O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva. Apesar disso, ele pondera que, no caso da frente fria dessa semana, não há um indicativo de configuração desse sistema.
Para que ele se forme, é necessário que o canal de umidade persista por ao menos quatro dias consecutivos. Em discurso de abertura, presidente da COP29 diz que 'mundo está a caminho da ruína' Como fica o tempo em cada região? Apesar da previsão de tempo instável para os estados na faixa do país que vai ficar sob influência do corredor de umidade, há locais em que o sol deve aparecer nos próximos dias. Veja a previsão para cada região: Sul O sol deve predominar em boa parte da região nesta sexta (15), dia do feriado da Proclamação da República, e também ao longo do fim de semana. Leste do Paraná e de Santa Catarina, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis, devem ter dias com muita nebulosidade, mas com o sol podendo aparecer em alguns momentos.
Há possibilidade de chuva fraca, principalmente no litoral do Paraná. No domingo, a aproximação de uma nova frente fria deve trazer pancadas de chuva na parte da tarde no Rio Grande do Sul, com destaque para a fronteira com o Uruguai. Sudeste Segundo a Climatempo, as condições de chuva no Sudeste são altas durante o feriado. Nesta sexta, o sol ainda pode aparecer pela amanhã, mas já com muitas nuvens.
A temperaturas deve subir rapidamente.
Há previsão de pancadas para a parte da tarde e da noite. 🌧️As chuvas mais fortes devem ser registradas em São Paulo e sul de Minas Gerais. O fim de semana também deve ser de períodos de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva no fim do dia.
Espírito Santo, leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro tem menos possibilidade de chuva. Centro-Oeste O feriado também vai ser de tempo muito instável em quase todo o Centro-Oeste. Nesta sexta, Mato Grosso e Mato Grosso devem ter sol forte, mas há previsão de pancadas de chuva nas áreas próximas de Goiás e São Paulo.
Para os demais estados, a expectativa é de um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. No sábado (16), há risco de chuva forte em Goiânia, Brasília e Cuiabá.
Campo Grande também pode ter pancadas de chuva na parte da tarde. Já no domingo, as áreas de instabilidade devem enfraquecer e a região deve ter mais períodos com sol.
Com o calor e a umidade do ar elevadas, as pancadas voltam a acontecer na parte da tarde. Norte Quase todas as áreas do Norte do país devem ter períodos com sol e pancadas de chuva frequentes no feriado.
Nas capitais, o risco é alto de chuva forte em Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
Em Manaus, as pancadas de chuva devem ser passageiras. Durante o fim de semana, a chuva deve ser mais frequente no Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará. Nordeste No Nordeste, quase todos os estados devem ter um feriado prolongado com muito sol, calor e tempo seco.
O sol deve predominar do litoral do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Pancadas isoladas podem acontecer no sul do Maranhã e do Piauí e no oeste e sudoeste da Bahia.
No interior da região, o sol e calor devem predominar. 🏖️Vai dar praia? Aqueles que não estiverem pensando em ir para as praias do litoral paulista vão poder sim aproveitar para curtir o sol no feriado. "As únicas praias que não estarão favoráveis serão do Paraná e de São Paulo.
Em todo o restante do litoral brasileiro vai dar para aproveitar", prevê Caetano Mancini, mestre em meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do litoral de São Paulo e do Paraná, o Rio de Janeiro também deve ter chuva na sexta-feira (15), dia do feriado.
Mas no fim de semana a tendência é que o tempo melhore. No restante dos estados do Sul, a previsão é de tempo mais firme, com possibilidade somente de chuva fraca. No Nordeste, principalmente na faixa norte da região, a expectativa também é de bastante sol. "No litoral do Maranhão, Piauí, Cerá, Rio Grande do Norte vai estar ainda melhor, porque deve ter menos nebulosidade do que a faixa leste do Nordeste", comenta Luengo. Novo estudo sugere que mundo está mais perto do limite histórico de 1,5ºC de aquecimento Avisos meteorológicos do Inmet O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. ⚠️Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, entre outras atividades, o Inmet emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Os avisos do sistema Alert-AS do Inmet NÃO têm relação com os alertas oficiais, que são usados pela Defesa Civil quando há risco à população.
Eles são feitos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Veja como ficam as temperaturas nos próximos dias nas capitais, segundo o Inmet: G1 em 1 Minuto: Vai trabalhar no feriado de Proclamação da República?