Principal objetivo do teste é fazer propulsor voltar para a base de lançamento e se aproximar do plano de reutilização completa da nave espacial.
Empresa disse que voo está programado para acontecer no domingo (13), às 9h (horário de Brasília).
Starship, nave mais poderosa do mundo, em foto divulgada em 11 de outubro de 2024 Divulgação/SpaceX A SpaceX, do bilionário Elon Musk, tentará fazer um novo voo da Starship, a nave mais poderosa do mundo. A empresa conseguiu a aprovação regulatória para que o teste possa ocorrer no domingo (13) às 9h (horário de Brasília).
Este poderá ser o segundo voo bem-sucedido da Starship – o primeiro aconteceu em junho.
Como em outras missões espaciais, o cronograma do lançamento poderá ser adiado pela empresa.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) autorizou no início da tarde deste sábado o novo teste da Starship.
Se não ocorrer no domingo, novas tentativas podem ocorrer na segunda ou na terça-feira.
De acordo com a FAA, a SpaceX "cumpriu todos os requisitos de segurança, ambientais e outros para o teste de voo suborbital" para o quinto teste da Starship.
A agência também aprovou o perfil da sexta missão da Starship, ainda sem previsão de ocorrer.
Com avanços alcançados nos últimos testes, a empresa quer usar a nova missão para ficar mais perto da reutilização completa da Starship.
Agora, a ideia é pousar o propulsor Super Heavy (a parte debaixo do veículo espacial) na base de lançamento em Boca Chica, no Texas. "Os objetivos principais serão tentar o primeiro retorno para o local de lançamento e captura do propulsor Super Heavy e outra reentrada e pouso da Starship, visando um mergulho no alvo da Starship no Oceano Índico", disse a companhia.
A SpaceX afirmou que fez melhorias na Starship e na torre de lançamento e captura da nave, mas que, para garantir a segurança, só tentará o retorno do propulsor se alguns critérios forem atendidos.
A palavra final fica com o diretor de voo da missão, que, depois da separação dos estágios do foguete, decidirá se o propulsor tem condições de pousar no solo.
Se não for possível, ele fará o pouso no mar, mais especificamente no Golfo do México.
Starship completou seu 1º voo bem-sucedido na 5ª tentativa Como foram os outros testes? No primeiro lançamento, em abril de 2023, a Starship explodiu quando ainda estava acoplada ao Super Heavy.
Uma falha nos motores fez a empresa ativar um sistema de destruição para explodir o foguete. Veja como foi o 1º lançamento da Starship No segundo, em novembro de 2023, o Super Heavy explodiu, mas logo depois de se separar da nave.
A FAA investigou o acidente e afirmou que a SpaceX identificou a necessidade de realizar 17 correções na nave. Veja como foi o 2º lançamento da Starship O terceiro voo aconteceu em março de 2024 e durou 50 minutos.
A Starship foi destruída, mas a empresa considerou esse teste um avanço porque nunca tinha ido tão longe neste tipo de teste. Veja como foi o 3º lançamento da Starship O quarto voo aconteceu em junho de 2024 e foi o primeiro bem-sucedido.
A Starship conseguiu pousar no Oceano Índico, e o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado. Starship, nave mais poderosa do mundo, em foto divulgada em 11 de outubro de 2024 Divulgação/SpaceX Como é a nave Starship? Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro Poderá transportar até 100 pessoas É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada Está sendo testada desde 2019 Será usada para transporte de carga no programa Artemis, série de missões da Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX Conheça o maior foguete da história, criado pela empresa de Elon Musk Starship Arte/ g1 Conheça a Starship