Candidato à Prefeitura de São Paulo pelo MDB foi sabatinado nesta quarta-feira (16).
Ricardo Nunes concece entrevista ao SP2 Reprodução/TV Globo Candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi entrevistado pelo SP2, da TV Globo, nesta quarta-feira (16).
A sabatina foi conduzida pelo jornalista Roberto Burnier. Na terça (15), tinha sido a vez do deputado federal Guilherme Boulos, que disputa a Prefeitura de São Paulo pelo PSOL.
Confira a íntegra da sabatina e o que é #Fato ou Fake. Os dois candidatos vão se enfrentar no 2° turno em 27 de outubro. ✅ Siga o canal "Fato ou Fake" no WhatsApp As entrevistas tiveram duração de 16 minutos e aconteceram ao vivo no SP2, com exibição também no g1 e no Globoplay. A equipe do Fato ou Fake checou algumas das principais declarações de Nunes.
Leia: “A gente precisa ter muita seriedade sobre a questão dos carros que circulam na cidade.
São 7 milhões de veículos por dia, 1,3 milhão de motos.” g1 A declaração é #FATO.
Veja por quê: Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), circulam diariamente pela cidade de São Paulo, em média, sete milhões de veículos. Sobre a frota de motocicletas, a cidade de São Paulo conta, de acordo com dados do Detran SP, conta com 1.376.209 motos, considerando as 950.045 que estão em circulação e as envolvidas em ocorrências criminais ou em situação de baixa permanente --ou seja, que não circulam. "Eu falo com muito orgulho que eu consegui restabelecer a saúde financeira da cidade." arte #NÃOÉBEMASSIM.
Veja por quê: A gestão de Ricardo Nunes não é a única responsável pelo restabelecimento da saúde financeira de São Paulo. Em 2015, o então prefeito Fernando Haddad (PT) assinou um acordo de renegociação da dívida da cidade de São Paulo com a União, reduzindo o valor de R$ 64,8 bilhões para R$ 28 bilhões – uma queda de 56,7%. Na época, a prestação mensal paga à União caiu de cerca de R$ 370 milhões para R$ 200 milhões.
A renegociação da dívida é uma marca do governo petista. Em março de 2022, Nunes foi responsável por assinar o acordo de R$ 25 bilhões com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para extinguir a dívida da prefeitura com a União em troca da cessão à Aeronáutica do Campo de Marte. Localizado na Zona Norte da capital, o Campo de Marte era disputado na Justiça pela prefeitura e pela União desde 1958.
O terreno pertence ao município, porém, por ser um aeroporto, o governo federal deveria administrar e arcar com os custos, o que não acontecia. Na gestão Nunes, a Câmara Municipal de São Paulo também aprovou a Reforma da Previdência do funcionalismo público encaminhada pelo prefeito em novembro de 2021, em meio a protestos dos servidores. Segundo uma reportagem do Estadão de 2023, o município reduziu à metade o rombo anual com pagamentos a aposentados e pensionistas do sistema público.
Em valores anuais, o déficit financeiro que era de R$ 5,6 bilhões em 2020 caiu para R$ 2,9 bilhões em 2022. Entretanto, a lei prevê que cerca de 63 mil aposentados que ganham mais que um salário mínimo (na época em R$ 1.100) passem a contribuir com a Previdência municipal com uma alíquota de 14%.
Anteriormente, o percentual só é descontado de quem ganham acima de R$ 6.433. “Se não estivesse congelado a tarifa [de ônibus], se a gente fosse ter todo esse investimento e não tivesse que ter o repasse, a tarifa seria R$ 11,20.” g1 A declaração é #FATO.
Veja por quê: O congelamento dos preços das tarifas de ônibus, fixas em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, quando houve o último reajuste, tem obrigado a Prefeitura de São Paulo a elevar o total de subsídio aplicado anualmente no sistema de ônibus.
Em 2023, a gestão municipal desembolsou R$ 5,6 bilhões do orçamento municipal para o pagamento complementar às empresas de ônibus. Neste ano, esse valor já passa de R$ 4,47 bilhões até agosto, segundo a SPTrans.
A empresa municipal diz que sem o subsídio o valor da tarifa na capital paulista seria de R$ 11,62. "A Fitch, que é a agência internacional que classifica os países, estados e municípios, ela nos deu a classificação de Triple A, três 'A's." g1 A declaração é #FATO.
Veja por quê: Em setembro de 2023, a cidade de São Paulo foi classificada pela Fitch Ratings como 'BB'/'AAA(bra)' (Triple A), com perspectiva estável.
A nota máxima (“AAA”) no quesito Sustentabilidade da Dívida é decorrente da evolução nos indicadores de endividamento da capital.
A agência também tinha concedido em 2022 a nota "A-" (Perfil de Crédito Individual) para o município, o que configura “baixo nível de endividamento, ritmo adequado de ritmo adequado de contratação de novos empréstimos e custos das novas captações”. Participaram da checagem: Adriana David, Giovanna Durães, Klauson Dutra, Letícia Dauer, Mel Trindade e Roney Domingos Fato ou Fake explica: VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)