Na verdade, vídeo é de mergulhadores da Spéléo Secours Français e circula no YouTube desde junho de 2010.
Meninos da Tailândia não foram sedados.
Um vídeo que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagem mostra mergulhadores levando uma maca em que supostamente está um dos meninos resgatados de caverna em Chiang Rai, no norte da Tailândia.
A legenda que acompanha o vídeo afirma que ele está sedado.
Não é verdade. G1 Na verdade, o vídeo não é atual e não foi gravado na Tailândia.
As imagens são de mergulhadores franceses, da Spéléo Secours Français, e estão no YouTube desde junho de 2010.
No YouTube, o vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações. Uma das versões do texto que circula junto com as imagens diz que os meninos foram sedados para serem levados pelos mergulhadores até a entrada da caverna.
Isso também não é verdade. O primeiro-ministro tailandês, Prayu Chan-o-chau, afirmou que os meninos receberam ansiolíticos (calmantes) antes de serem levados à superficie, segundo o 'The Guardian", mas eles fizeram o percurso acordados, sendo que cada um foi acompanhado por dois mergulhadores.
Eles também seguravam em uma corda.
Imagens falsas sobre resgate de crianças na Tailândia circulam nas redes sociais Reprodução/ Facebook Vídeo compartilhado por aplicativo de mensagem não é atual Reprodução/WhatsApp O vídeo viralizado traz ainda uma logo em tailandês.
A logo é de uma página no Facebook chamada "เก่งแต่กับคนแก่ ผู้หญิง เด็ก", com cerca de 150 mil curtidas.
Trata-se de uma expressão em tailandês.
O post tailandês afirma que o vídeo é de uma equipe de mergulhadores franceses e foi publicado em 8 de julho deste ano.
Junto com o vídeo francês também circula um desenho do minissubmarino idealizado pelo bilionário Elon Musk, fundador da Tesla.
Mas, na verdade, o minissubmarino de Musk não se assemelha, de forma alguma, com a maca do vídeo viralizado.
A cápsula submarina do bilionário, porém, não foi usada no resgate. Initial plugin text Veja abaixo o vídeo da equipe francesa que circula desde 2010: 'É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.
Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe.