Imagens e áudios circulam no WhatsApp e em redes sociais.
Assessoria da Polícia Militar informa que não houve ocorrências. Circularam entre grupos no WhatsApp e em redes sociais algumas imagens como se fossem do Assaí Atacadista e Supermercado Guanabara sendo saqueados em Bangu, na Zona Oeste, na tarde deste domingo (27).
Um áudio também foi compartilhado com a informação de arrastão nestas unidades e o fechamento do shopping na região.
No entanto, todas essas informações são falsas. Imagens sobre saques são antigas e foram feitas na Argentina G1 A assessoria da Polícia Militar informa que policiais do 14º BPM (Bangu), responsáveis pela área, não foram acionados para nenhuma ocorrência nos dois estabelecimentos e ressalta que as imagens e as informações que circulam nas redes sociais são boatos. Imagens antigas usadas em boato sobre saque Reprodução/ Extra As imagens são de 2013, quando um centro de distribuição foi saqueado em Tucuman, na Argentina, durante uma greve policial.
Na época, uma onda de violência se espalhou pela falta de policiamento local. Imagens sobre saques foram feitas na Argentina e usadas em boato Reprodução/ Extra Outra imagem, que também aparece sendo reproduzida nos aplicativos, aconteceu em 2014, em Salvador.
Na ocasião, quatro estabelecimentos foram arrombados e saqueados, três deles no bairro de Brotas. É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.
Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe.