Áudio com notícia falsa sobre corte de energia e imagem antiga de protestos de 2013 têm circulado na web.
Vídeo adulterado da Embraer também tem bombado.
Notícias falsas sobre a greve dos caminhoneiros não param de circular nas redes sociais.
Veja as mais recentes: Diretor da Elektro disse que governo Temer mandou cortar energia? No WhatsApp, há um áudio em que um homem que diz ser o diretor da Elektro, uma empresa de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, afirma que o governo Temer mandou cortar o fornecimento para toda a população brasileira se a greve dos caminhoneiros não for encerrada.
Mas não é verdade. G1 A Elektro informa em seu site oficial que jamais recebeu qualquer determinação que pudesse de alguma forma prejudicar os interesses de seus clientes e recomenda cuidado com falsas notícias veiculadas pelo WhatsApp. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto diz que o áudio tem procedência falsa e não faz qualquer sentido. A Eletropaulo, citada no áudio, também informa que ele é falso.
"A concessionária montou um plano emergencial para garantir atendimento aos clientes após a paralisação nacional dos caminhoneiros.
A realização de serviços de manutenção preventiva e outras atividades adiáveis foram suspensas para preservar combustível em seus veículos e, assim, priorizar o atendimento aos serviços de emergência, como restabelecimento de energia. A empresa reafirma seu compromisso em tomar todas as medidas necessárias para manter sua operação, com a continuidade da greve dos caminhoneiros", diz em nota. Imagem de áudio com mais de dez minutos de notícia falsa sobre energia elétrica G1 Veja a íntegra do áudio: "Amigos meu nome é Ricardo Soares.
Eu sou diretor da Elektro.
Estou fazendo esse áudio aqui que eu quero que vocês repassem para todos os grupos porque é muito preocupante o que está acontecendo com nosso país.
Eu recebi uma ordem lá de Brasília.
O presidente Michel Temer junto com todos os deputados federais estaduais eles assinaram uma liminar que é para gente que tem distribuição e fornecimento de energia para todo país, cada um na sua região.
No meu caso eu sou aqui do Mato Grosso do Sul, então é Elektro, mas em São Paulo tem Eletropaulo.
Todos, todos receberam uma ordem de cortar se não acabar a greve dos caminhoneiros até segunda-feira é para cortar o fornecimento de energia para toda população brasileira.
Gente isso não é brincadeira é muito sério o que se Michel Temer está querendo fazer.
Ele está querendo desmoralizar acabar com o povo brasileiro.
Eu gostaria que vocês repassem para o máximo de grupo que vocês puderem.
Isso daí tem que chegar no vida de todos os brasileiros até domingo para todo mundo se mobilizar ir para Brasília fazer o que tem que ser feito para isso não acontecer.
Eu como diretor da Elektro, recebi essa ordem e infelizmente , se eu não fizer, eles podem cassar o meu mandato.
Mande para todos os grupos.
o máximo que você conseguir e atingir o máximo de brasileiros." Manifestantes fizeram jogral em Brasília? Não é verdade! Circula pelo Facebook, com 847 mil visualizações, um post que diz que ocorreu "à noite em Brasília" um protesto com palavras de ordem.
O vídeo que está sob a legenda mostra uma multidão e manifestantes fazendo um jogral sobre os rumos do movimento.
Video sobre manifestação em Brasilia foi filmado em 2013 G1 Mais uma vez, o objetivo foi tirar do contexto algo que realmente aconteceu.
O jogral em questão foi filmado em 2013, durante os protestos que tiveram início contra a tarifa do ônibus, como é possível ver no link.
Embraer fez críticas ao Brasil, dizendo que país tem o combustível mais caro do mundo, em vídeo institucional? Não é verdade! Circula nas redes sociais um vídeo que atribui à Embraer críticas sobre o país ter os impostos, os juros, os pedágios, os automóveis, a energia e o combustível mais caros do mundo.
O vídeo foi feito pela Embraer para uma campanha institucional, mas as legendas adicionadas a ele são falsas.
Embraer não fez críticas ao Brasil em vídeo G1 Em nota, a Embraer diz que tomou conhecimento do vídeo que tem sido distribuído em canais de mídias sociais com opiniões negativas sobre o Brasil e que utiliza como pano de fundo material institucional público da empresa. "Trata-se, lamentavelmente, de um vídeo adulterado, de autoria anônima e, portanto, sem autorização da companhia.
A Embraer repudia veementemente esse tipo de ação e comunica que já alertou os canais de divulgação sobre a natureza falsa do material." Fake Embraer G1 No YouTube, é possível ver a campanha original da Embraer. É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web.
Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe.