Além das notas baixas, nova ferramenta permite que motoristas da plataforma não recebam mais chamados de passageiros indesejados.
Foto ilustrativa mostra logo da empresa Uber em para-brisa de carro Nam Y.
Huh/AP A Uber lançou nesta quarta-feira (19) uma funcionalidade que permite ao motorista bloquear passageiros considerados problemáticos.
A opção será disponibilizada gradualmente para todos os condutores do aplicativo. Para bloquear um passageiro, o motorista deve avaliá-lo com uma estrela.
Nesse caso, o cliente será automaticamente bloqueado, impedindo que o motorista receba novos chamados desse passageiro no futuro. O bloqueio também pode ser opcional quando o motorista dá duas ou três estrelas ao usuário.
Não é possível bloquear passageiros que recebem avaliações de quatro ou cinco estrelas. Em resumo: ⭐ : bloqueio automático; ⭐⭐ ou ⭐⭐⭐: bloqueio opcional; ⭐⭐⭐⭐ ou ⭐⭐⭐⭐⭐: sem possibilidade de bloqueio. Bloqueio será automático quando o motorista der apenas uma estrela para o passageiro Divulgação | Uber LEIA MAIS: Lecar mostra maquete do 459, que será o primeiro carro híbrido brasileiro; veja FOTOS Isenção de IPVA: saiba quais estados liberam carros híbridos e elétricos do imposto Como funciona a frenagem autônoma de emergência e quanto custa ter no seu carro? O motorista Leandro Silva afirma que a medida “é um benefício para o motorista, que não terá mais que transportar passageiros indesejados, que podem ter feito algo que o motorista não gostou”. A nova opção de bloqueio, lançada antes do Carnaval, visa reforçar as avaliações mútuas “para incentivar comportamento respeitoso entre motoristas, parceiros e usuários da plataforma”. “O sistema de avaliações funciona para os dois lados.
Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações, e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber. ADAS: como funciona a frenagem autônoma de emergência?