A imunização contra a gripe segue exclusiva para grupos prioritários até o dia 22 de novembro, e será ampliada para todos a partir do dia 25.
Aplicação da vacina contra a gripe Ricardo Custódio/EPTV A partir do dia 25 de novembro, a vacinação contra a gripe será ampliada em Manaus para o público em geral.
Até essa data, a campanha segue exclusiva para os grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destaca que, embora esses grupos possam se vacinar até o fim da campanha, em 31 de janeiro, não haverá reserva de doses após o dia 25, quando a estratégia será estendida à população em geral.
“Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e demais prioridades têm doses garantidas nas salas até a próxima semana.
Após, toda pessoa acima de 6 meses poderá se vacinar, até o fim da ação e enquanto tivermos doses disponíveis”, ressalta Aline. A Semsa informou que, até esta quinta-feira (14/11), a cobertura vacinal contra a influenza em Manaus é de 35,39%, bem abaixo da meta de 90%.
Após dois meses e meio de campanha, iniciada em 2 de setembro, foram aplicadas 224.920 doses da vacina influenza trivalente na capital, sendo 144.505 em crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos, puérperas e indígenas, que fazem parte da população-alvo da estratégia.
“Esse índice baixo significa maior risco de propagação da gripe e mais pessoas que podem adoecer ou até morrer pela doença.
Uma pessoa doente pode infectar dezenas de outras, então faça sua parte e se vacine.
Quem se imuniza se protege e protege todos ao seu redor”, recomendou Aline Rosa. Salas de vacina A Semsa destaca que a vacina contra a influenza trivalente está disponível em mais de 160 salas de vacinação gerenciadas pela secretaria, espalhadas por todas as zonas de Manaus.
Conforme o órgão, há unidades com horário ampliado, funcionando até às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, além da Clínica da Família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende também nos sábados, domingos e feriados.
A lista completa de salas e horários pode ser consultada no site da Semsa. Os vacinados devem levar documento oficial de identidade, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), e a pasta lembra que a vacinação para os grupos prioritários continuará até o dia 22 de novembro. Grupos prioritários incluem: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos Gestantes e puérperas Idosos Indígenas Pessoas com deficiência permanente Forças de segurança e salvamento Integrantes das Forças Armadas Professores do ensino básico ao superior Caminhoneiros População em situação de rua Trabalhadores portuários, da saúde e do transporte coletivo Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Funcionários do sistema penitenciário Pessoas privadas de liberdade Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais